domingo, 27 de junho de 2010

Sua equipe é Intra-empreendedora?

O Intra-empreendedorismo também chamado de empreendedorismo corporativo é uma estratégia inteligente, que promove a inovação no interior das organizações. Empresas com ou sem fins lucrativos, para se tornarem inovadoras precisam despertar o espírito empreendedor em todos os seus funcionários. No entanto, algumas medidas precisam ser implementadas como: reduzir a burocracia, eliminar a hierarquia, e ao mesmo tempo provocar um forte envolvimento da alta direção, reconhecendo e recompensando aqueles empregados mais criativos e inovadores.

Intra-empreendedores são todos os sonhadores que realizam, que assumem a responsabilidade pela criação de inovações de qualquer espécie dentro da organização.

O intraempreendedor pode ser o criador ou o inventor, mas é sempre o sonhador que concebe como transformar uma idéia em uma realidade lucrativa ( Pinchot, 1989, p.9). " “A inovação tem origem na idéia iluminada de alguém que teve uma atitude empreendedora”.

Pinchot(1970) estudou a relação direta que existe entre as empresas inovadoras e as atitudes empreendedoras de seus empregados. Intra-empreendedor é aquele empregado que pensa na empresa com se fosse sua, empregado com cabeça de dono, com liberdade para inovar e implementar mudanças.

Intra-empreendedores desenvolvem competências técnicas, que consiste no pleno conhecimento do setor, conhecimento dos produtos,serviços e dos mercados.

Intra-empreendedores desenvolvem competências conceituais, que compreende o pensamento visionário, e tem grande capacidade analítica.

Intra-empreendedores desenvolvem competências genéricas, com grande capacidade de comunicação, gerenciamento de risco, negociação e habilidades de relacionamento.

As organizações que mais inovam são também aquelas que mais incentivam as boas idéias de seus funcionários. Para se tornar inovadora, a empresa precisa despertar atitudes empreendedoras em todos os seus colaboradores, em diferentes níveis, integrando as áreas de trabalho, com o apoio da direção, recompensando os empregados mais criativos e as idéias implementadas.

Pesquisam indicam que pessoas com perfil empreendedor, por natureza representam cerca de 15% dos funcionários de uma empresa.

O que muda?

Na organização tradicional, os resultados pertencem à empresa, e o modelo de gestão ainda é Taylorista, hierárquico, rígido e burocrático. O empregado pensa como empregado, acomodado, tarefeiro, é o empregado função: " todo dia ele faz tudo sempre igual"...e sacode às seis horas da manhã...

Na organização intra-empreendedora, os resultados são distribuídos entre os funcionários, e o modelo de gestão é participativo, democrático, autônomo e tem muita sinergia. O empregado pensa com cabeça de dono , " vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer...". É o empregado carreira, inovador, aquele na medida em que considera sua idéia boa, não desiste facilmente.

Como dizia Ford: " na minha organização abomino dois tipos de empregado: aqueles que não fazem o que lhes é pedido. E aqueles que fazem somente aquilo que lhes é pedido".

Sabiamente o inventor do automóvel, e da linha de montagem, queria dizer simplesmente: se o empresário deseja tornar sua empresa inovadora, por favor, promova a cultura empreendedora entre seus colaboradores. Consulte um Coach para desenvolver habilidades de uma equipe Intra-empreendedora.

Um forte abraço
Sucesso

Cristiano Pereira

SAIBA CONSUMIR ! PESQUISAR É RUMO À SAÚDE FINANCEIRA

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina