domingo, 11 de abril de 2010

Trabalho em equipe: Como propulsor do processo de melhoria da qualidade nas organizações.

Este artigo, tem como objetivo chamar atenção para o papel fundamental da liderança, na transformaçao das equipes de alta performance, focando de uma forma bem clara e objetiva o processo de melhoria continua no sistema de qualidade (SQT).

Rangel(1995), ressalta que, em muitas empresas, não há equipes de trabalho, mas verdadeiros bandos, realizando trabalhos sem nenhuma sinergia. Transformar bandos em equipes é uma forma eficiente de criar sinergia e maximizar os esforços individuais. Uma forma de tornar os funcionários mais comprometidos com os resultados é fazer com que eles participem do processo de decisão. Assim, os mesmos se mobilizam mais em função dos objetivos da empresa. Para tanto, recorre-se á liderança participativa que se trata de uma mudança de atitude na comunicação, estimulando a participação dos funcionários.

Os lideres devem buscar o comprometimento de todos no processo rumo à excelência do desempenho. Este sistema promove a lealdade e o trabalho em equipe baseada nos valores e na busca do atendimento dos propósitos comum. Encoraja e apóia a iniciativa a criatividade e o gerenciamento dos riscos.

Armand (1991) destaca que a qualidade é, em essência, o resultado do trabalho humano, trabalho este individual e de equipe. É fundamental para a qualidade uma boa gestão de liderança de pessoas na mobilização destas, no conhecimento, nas habilidades e atitudes de todos da organização.

O processo de melhoramento da equipe é um evento de aprendizagem e que, se todos da empresa participassem de uma equipe ao mesmo tempo, não mais ocorreria problemas de comunicação. Quando as palavras usadas são imprecisas, existe confusão e diluição dos esforços. Desta forma, há necessidade de se utilizar requisitos adequados juntamente com os significados tangíveis a todos. É essencial que as empresas mudem sua cultura para melhor, de maneira permanente. Assim, a melhoria da qualidade em todos os aspectos torna-se duradoura.

Cada vez mais o trabalho em equipe é valorizado. Porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que o trabalho individual, já que "1+1= 3".

Por tudo isto aqui ficam dez dicas para trabalhar bem em equipe.

1. Seja paciente
Seja moderado na exposição de seus pontos de vista e ouça os integrantes de sua equipe. Aja sempre com respeito ao próximo, mesmo não concordando com a opinião dele.

2. Aceite as idéias dos outros
Seja humilde em aceitar outras opiniões. Não imponha suas idéias, conceitos e preconceitos. Lembre-se que o objetivo é conseguir atingir a meta.

3. Não critique os colegas
Tenha diplomacia em lidar com conflitos e não critique o indivíduo, você pode discordar de suas opiniões, mas não pode agredir a pessoa. Sempre avalie as idéias propostas antes de tecer um comentário e seja polido e tenha argumentos.

4. Saiba dividir
Não queira ser mandão. Divida as tarefas por talentos e competências, não por coleguismo ou corporativismo.

5. Trabalhe
Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.

6. Seja participativo e solidário
Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.

7. Dialogue
Ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.

8. Planeje
Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.

9. Evite cair no "pensamento de grupo"
Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.

10. Aproveite o trabalho em equipe
Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles.



Referêncas Bibliográficas.
Armand Vallin Feigenbaum, Total quality control. Mcgraw-Hill, 1991.
Alexandre Rangel, Momento da qualidade. São Paulo: Atlas,1995.
imagem em: http://melhoragora.org/.









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